O último dia de eleições na rede estadual para a escolha dos novos membros do Colegiado Escolar, nesta sexta-feira (2), foi movimentado nas escolas da capital e do interior. Formado por professores, funcionários, estudantes, pais, mães ou responsáveis, o colegiado visa contribuir para a melhoria da Educação a partir do incentivo de uma gestão escolar democrática e participativa, com a colaboração de todos. A Secretaria da Educação do Estado avalia que a importância do processo eleitoral foi entendida pela comunidade escolar e familiares dos alunos, frente ao envolvimento integral de todos.
 
A estudante Crislane Bastos, 17, 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Alaor Coutinho, localizado no município de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), comentou que este é "um processo democrático importante para a escola. O Colegiado Escolar é o vínculo da comunidade com a escola e é importante que os estudantes participem desse momento, escolhendo um representante que seja a nossa voz junto à gestão escolar”. 
A diretora da unidade, Maria do Socorro Aquino, atestou que os estudantes participaram ativamente da preparação e durante o processo eleitoral. “Nesta eleição, o protagonismo foi todo dos nossos alunos. Percebemos que eles se envolveram totalmente no processo, realizando campanhas, mobilizando a comunidade escolar e as famílias. Os candidatos promoveram diálogos para apresentar suas propostas e convidar todos, mostrando a importância do colegiado para a escola”, avaliou a gestora.
Estudante do Colégio Estadual David Mendes, no bairro Pau da Lima, em Salvador, Mariana Passos, 17, 3º ano, foi uma das primeiras a votar. “Sempre acompanho as atividades do Colegiado Escolar e sei que seus representantes fazem um belo trabalho. É por meio deles que conseguimos melhorias para a nossa escola, auxiliando e acompanhando a direção nas decisões importantes”, pontuou.  
Foto: Divulgação
(Foto: Divulgação)
O coordenador de Articulação de Projetos para a Educação, Helder Luiz Amorim Barbosa, fez um balanço da semana de eleições e comemorou a participação dos estudantes durante o processo. “Foi muito boa a mobilização das escolas e dos estudantes durante as eleições. Todos entenderam a importância do Colegiado Escolar e do envolvimento da família, dos professores, das estudantes e de todos os envolvidos na melhoria da educação. Desde o início do processo estou visitando escolas em diversas regiões do Estado e percebi um clima de participação e responsabilidade de todos os envolvidos, em especial os estudantes. Eles estão muito empolgados com a participação na realização do exercício de cidadania”.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado