Com o objetivo de discutir o cenário atual da proteção social à população de rua, o 44º Encontro do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social (CEAS) é realizado em Salvador a partir desta quarta-feira (21), no auditório do Hotel Golden Park, na Pituba. O evento, promovido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), reúne conselheiros e secretários executivos dos estados, responsáveis pela proteção, defesa, vigilância e controle social da política do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
“Essa reunião acontece a cada três meses e é uma busca dos conselhos para dialogar e pensar em estratégias de fortalecimento e de resistência. Esse 44º encontro tem como objetivo discutir o decreto presidencial nº 9812/2019, que extingue diversos conselhos no âmbito nacional e também acaba repercutindo na organização e participação social no âmbito dos estados”, explicou a superintendente de Assistência Social da SJDHDS, Aline Araújo. 
O evento, que continua até quinta (22), também apresenta como temas o debate de regras e limitações para colegiados da administração pública federal; o cenário da Proteção Social à População em Situação de Rua; o Pacto de Aprimoramento do SUAS no âmbito estadual – 2016 a 2026; e a Construção do Plano de Assistência Social. 
Para a presidente do conselho do Estado do Paraná, Simone Gomes, o encontro é uma oportunidade de integração entre os CEAS. “É o momento de debater os temais atuais na política e os desafios a serem enfrentados. A assistência social é uma área que sofre com a dificuldades para receber recursos. Por isso, esse espaço é tão importante para o nosso alinhamento de posicionamento, de defesa e crescimento de nossa atuação para o desenvolvimento social”.
Repórter: Tácio Santos