Desenvolver ações integradas entre parceiros estratégicos, como os consórcios, prefeituras, entidades e instituições, com foco nos sistemas produtivos da agricultura familiar no território Extremo Sul. Com esse objetivo, foi realizado, nesta sexta-feira (23), o Seminário Parceria Mais Forte – Governo do Estado, Prefeituras e Sociedade Civil juntos pela Agricultura Familiar.
O evento foi promovido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com o Colegiado Territorial de Identidade Extremo Sul e o Plano de Ação Territorial da Mandiocultura (PAT).
Segundo o titular da SDR, Josias Gomes, a secretaria está buscando essa integração em cada território para otimizar o serviço prestado. "Queremos potencializar esse trabalho junto aos municípios. Temos algumas frentes, por exemplo, hortas produtivas que são as áreas de escoamento de produção agrícola e nós queremos, em comum acordo com os prefeitos e consórcios, fazer cerca de 20 mil novas hortas produtivas agrícolas aqui no território", disse.
O chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, que apresentou as ações desenvolvidas no território, destacou que “a secretaria está investindo R$ 23,8 milhões na agricultura familiar do Extremo Sul, beneficiando 2.736 famílias”. Somente pelo Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), foram R$ 2,7 milhões de investimentos no município de Teixeira de Freitas, com destaques para as cadeias produtivas de bovinocultura e apicultura.
Foto: SDR
(Foto: SDR)
O representante do colegiado territorial, Rubens Farias, afirmou que o evento permite o debate da sociedade civil conjuntamente com os poderes públicos, estaduais e municipais, consócios, entidades privadas, institutos de educação. "É um momento muito importante para nós, quando a gente tem esse espaço de debate, nos fortalece cada dia mais para desenvolver a agricultura familiar no nosso território".
O agricultor familiar Reinaldo Aguiar, que representou os demais agricultores do território, lembrou da importância da agricultura familiar. "Sem o trabalho da agricultura familiar, não tem comida na mesa. Agradeço o apoio que o Governo do Estado tem dado para a gente". O seminário Parceria Mais Forte vem sendo realizado em toda a Bahia, com o objetivo de discutir com gestores públicos e a sociedade civil iniciativas para o desenvolvimento da agricultura familiar da Bahia.
Fonte: Ascom/SDR