A 2ª edição da Expojacuípe, um dos maiores eventos de fomento à agricultura familiar, agropecuária e economia solidária do Território de Identidade Bacia do Jacuípe, começou nesta sexta-feira (30) e segue até domingo (1º). O evento, realizado no Centro de Comercialização de Animais Ivonélio Ferreira de Almeida, no município de Capela do Alto Alegre, movimenta a economia da região e é uma oportunidade para gerar renda para os agricultores familiares.
Durante a abertura do Expojacuípe foi realizada a assinatura de ordem de serviço, no valor de R$190 mil, para a implantação de dois sistemas de Produção Integrada Sustentável (PAIS), destinados a agricultores familiares de Pintadas e Capela do Alto Alegre.
Para continuar garantindo o desenvolvimento rural e dinamizar a atividade de agricultores familiares de comunidades rurais de municípios do Território de Identidade Bacia do Jacuípe, também será realizada no evento a entrega de kits produtivos, que incluem 100 mil mudas de palma e 28 kits de apicultura.
As ações em prol do fomento produtivo de agricultores familiares anunciadas na Expojacuípe são realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf).
O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, prestigiou a abertura oficial do evento e destacou que a Expojacuípe se consolida a cada edição e tem ganhado expressividade no Território, por conceder oportunidade para que mais de 70 empreendimentos da Agricultura Familiar e Economia Solidária exponham e comercializem produtos como artesanato, alimentos processados e produtos naturais orgânicos de qualidade.
Foto: SDR
(Foto: SDR)
De acordo com Mário Sérgio Araújo, que representa a Associação de Laranjeiras, do município de Pintadas, a implantação do sistema PAIS nas unidades de produção familiar vai beneficiar 20 famílias que necessitavam de uma atividade que pudesse melhorar a renda. "Essa ação vem trazer geração renda e melhor qualidade de vida para essas famílias".
Programação
A programação da Expojacuípe inclui a realização de oficinas, exposição de animais, palestras, torneios, exposição e comercialização de produtos da agricultura, além de noite cultural, dentre outras atrações que animam o público da exposição.
A 2ª Expojacuípe é uma realização do Consórcio Jacuípe e da Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (Cooap), com apoio do Governo do Estado, de organizações sociais do Território de Identidade Bacia do Jacuípe e das prefeituras que fazem parte do Consórcio Jacuípe.
Fonte: Ascom/SDR