A produção rural do município de Araci, no Território Identidade Sisal, ganhou reforço, nesta sexta-feira (23), com a realização de um conjunto de entregas e capacitações promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), durante o Ato da Agricultura Familiar, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Agricultura Familiar de Araci (Sintraf).
Para garantir a segurança alimentar do rebanho, 200 mil mudas de palma foram entregues para 200 famílias de agricultores familiares. “Em nosso sertão, tem um período, nos meses de agosto, setembro e outubro, e no verão, que é mais crítico de estiagem. Então, é preciso, mais do que nunca, de suporte na segurança alimentar do rebanho, para que os animais não percam peso e continuem produzindo leite”, afirmou o superintendente da Suaf/SDR, Ademilson Rocha.
Foram entregues ainda 65 kits de apicultura, três de kits de irrigação, um trator e um carro-pipa. “O recebimento dos kits de irrigação, apicultura e palma vão trazer inúmeros benefícios para os nossos agricultores, que esperam ansiosos para poderem produzir mais e aumentar a renda das famílias”, ressaltou o presidente da Associação dos Moradores da Região Resina, Arôvel de Oliveira.
Foto: André Frutuôso/SDR
(Foto: André Frutuôso/SDR)
Por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR/SDR, via acordo de empréstimo com o Banco Mundial, os 417 municípios da Bahia têm recebido investimentos em inclusão produtiva. Em Araci, estão sendo investidos mais de R$ 1,3 milhão. 
O diretor-presidente da CAR/SDR, Wilson Dias, que já morou em Araci, destacou a satisfação em participar do ato e celebrar a entrega de equipamentos que vão garantir dias promissores para agricultura familiar local. “É um prazer estar aqui nesta agenda de entregas e de fortalecimento das atividades produtivas, pois a indústria mais importante que a gente pode trazer para o município é o investimento na agricultura familiar”, disse. 

Fonte: Ascom/SDR