Cooperativas baianas da agricultura familiar participaram da 13ª Edição do Bem Viver Nutrição 2019, um evento importante para a temática de segurança alimentar e nutricional, que terminou no último sábado (24), no Hotel Fiesta Bahia, em Salvador. A participação das cooperativas é mais uma ação estratégia do Governo do Estado, de acesso ao mercado para produtos da agricultura familiar da Bahia, por meio do Bahia Produtiva, projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), financiado pelo o Banco Mundial.
De acordo com o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, participaram do evento cooperativas da agricultura familiar da Bahia com experiências bem sucedidas no processamento de produtos de qualidade cuja matéria prima é de origem sustentável. "Essa é mais uma oportunidade de apoiar a participação de organizações apoiadas pela CAR para que as mesmas possam posicionar seus produtos e ampliar os canais de comercialização".
Estiveram presentes a Cooperativa Dos Cajucultores Familiares Do Nordeste Da Bahia (Cooperacaju), a Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), a Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), A Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes), a Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), Cooperativa Dos Produtores De Abacaxi De Itaberaba (Coopaita) e a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan).
O diretor-presidente da rede Cooperacaju, Ícaro Renê,  ressaltou que com o apoio do Governo do Estado, a agricultura familiar está tendo a oportunidade de inserir seus produtos no mercado, proporcionando um aumento na renda dos agricultores: "Apresentamos no evento Bem Viver Nutrição as nossas amêndoas de castanha de caju para um público específico, que é de fundamental importância para difundir uma alimentação saudável e rica. Os nossos  produtos são nutritivos com qualidades e sabores inigualáveis".
A representante da Copirecê, Vamary de Jesus, expôs o flocão de milho não transgênico, principal produto da cooperativa: "A participação das cooperativas que produzem alimentos naturais foi importante para fazermos a divulgação para vários nutricionistas de diversas regiões e eles conhecerem os produto para indicar a seus pacientes". O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5), com grade de programação voltada à discussão da garantia do Direito Humano à Alimentação Saudável. O evento reuniu profissionais e especialistas de diferentes áreas da alimentação e nutrição. 
O Bem Viver Nutri foi realizado em comemoração ao Dia do Nutricionista, abordando diversos temas importantes pra a saúde. Para a presidente da Coopessba, Carine Assunção, a Coopessba, com a marca Natucoa, se fez presente para mostrar que a agricultura familiar produz qualidade: "Temos chocolates livre de glúten, conservantes e lactose, agora com o selo de identificação geográfica, que traz a procedência do cacau que é feito os chocolate. Também temos chocolates em pó, geleia de mel de cacau, nibs, mostrando que a região cacaueira está se inovando e buscando novas oportunidades".
Fonte: Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)