Uma oficina sobre o manejo de aves foi ministrada, nesta quarta-feira (31), por técnicos da Superintendência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no âmbito do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf) Portal do Sertão, durante a X Festa do Agricultor e Feira da Agricultura Familiar, em Conceição de Feira. O evento, que acontece na comunidade do Cruzeiro, é promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do município, e segue até o próximo domingo (04).

Durante o curso, os agricultores puderam ampliar seus conhecimentos sobre o manejo sanitário, alimentar, o manejo das poedeiras e dos ovos, além da infraestrutura apropriada para os galinheiros.

Coriolano Carvalho, zootecnista da Bahiater/SDR, destacou a importância da criação de aves para fortalecer a economia rural local: “Estes agricultores já trabalham com a avicultura caipira tanto da linha de postura quanto na linha de abate. Trabalhamos com eles as formas de manejo mais modernas. Buscamos orientá-los sobre a importância do manejo, em especial, o manejo sanitário que um dos gargalos da produção, como também, melhor utilização e busca do mercado para que assim seja melhorada a renda do agricultor, garantindo a sua permanência no campo.”

Mariza Gonçalves de Oliveira, agricultora familiar do povoado do Mato Grosso, da Fazenda Mendes, em Conceição de Feira, conta que o curso enriqueceu os conhecimentos que ela já tinha sobre manejo de aves: “Não sabia que a moringa era tão útil para a alimentação da galinha caipira e que é rica em vitaminas e proteínas. Voltarei pro meu sítio, com grande conhecimento e vou falar para minha comunidade. Lá temos pés de moringa e usamos apenas para chá”.

Fonte: Ascom/ SDR