As secretarias de Educação de todos os estados do Nordeste estão definindo uma série de compras em conjunto para otimizar a gestão e reduzir os custos de vários insumos, além do compartilhamento de tecnologias e conhecimentos. Esta é uma ação inédita e histórica no país e cujas bases estão sendo discutidas pelos governadores no chamado Consórcio Nordeste e que, agora, entra na fase de definição para as compras e licitações a partir do alinhamento entre as equipes técnicas das secretarias que estarão reunidas, nesta quinta (22) e sexta-feira (23), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, participará da abertura das atividades.

Durante os dois dias, as equipes técnicas das secretarias irão discutir questões como itens a serem adquiridos, a exemplo de ventiladores e ar-condicionados; avaliar as quantidades e especificações; consolidar termos de referência de registro de preços e elaborar ata e encaminhamentos para o Consórcio Nordeste. Eles integram a chamada Câmara Técnica Permanente de Compras e Licitações. A atividade terá como convidados representantes da Procuradoria Geral do Estado e da Secretaria de Administração do Estado.

Aliada a esta pauta, as secretarias de Educação estão com uma agenda permanente voltada para à aprendizagem, puxada pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação (CONSED) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). A chamada Agenda de Aprendizagem tem sete pontos da Educação Básica, considerados como de máxima relevância e urgência, e já foi entregue ao Ministério da Educação (MEC). São eles: Financiamento, Base Nacional Comum Curricular em Regime de Colaboração, Ensino Médio, Gestão Escolar, Avaliação, Formação de Professores e Inovação e Tecnologia.

Serviço:

O que: Secretarias de Educação do Nordeste se reúnem na Bahia para agenda inédita de compras conjuntas
Quando: Quinta-feira (22 de agosto), das 8h30 às 18h30 e sexta-feira (23 de agosto), das 8h30 às 14h30
Onde: Instituto Anísio Teixeira (IAT)
ABERTURA – Quinta-feira, às 8h30