Em solenidade marcada para as 13h deste sábado (24), o Governo do Estado e instituições parceiras darão as boas-vindas aos mais de 500 estudantes atletas de escolas públicas e privadas de várias regiões do estado que disputarão provas de modalidades individuais válidas pela seletiva estadual dos Jogos Escolares da Bahia. Ao todo, participam desta edição dos Jogos Escolares da Bahia 1,4 mil atletas de 12 a 17 anos, sendo 900 das modalidades coletivas e 500 das modalidades individuais.

O encontro acontece no Sesi de Simões Filho, local sede de disputas de cinco modalidades esportivas – judô, luta olímpica, tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia. Além dessas provas, as de natação acontecem na piscina olímpica da Bahia (Av. Bonocô), de atletismo (Colégio Militar de Salvador), badminton (Colégio Sartre Monet, Lauro de Freitas) e ginástica rítmica (Ginásio Municipal de Lauro de Freitas).

Diferente dos jogos coletivos (handebol, basquete, voleibol e futsal), cujas partidas tiveram início na última quarta-feira (21), e tem finais marcadas para manhã deste sábado (24), as provas individuais iniciam e terminam na tarde do próprio sábado.

A etapa estadual dos Jogos Escolares da Bahia é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes, e sua autarquia Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), com apoio da Federação Baiana de Esporte Escolar.

Ao final dessas seletivas serão conhecidos equipes e atletas que representarão a Bahia nas etapas Regional Nordeste (modalidades coletivas) e Nacional (coletivas e individuais) dos Jogos Escolares da Juventude, que acontecem em setembro (20 a 24/09), em Natal/RN, e Nacional (15 a 30/11), em Blumenau/SC.