Integrantes da Câmara de Turismo da Baía de Todos-os-Santos reuniram-se nesta quarta-feira (31), com o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, e equipe técnica para analisar as ações do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) que contemplam os municípios dessa zona turística.
Participaram da reunião o presidente da Câmara, Moysés Cafezeiro, e representantes dos municípios de Jaguaripe, Saubara, Nazaré, Salinas, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Maragojipe. Eles debateram os projetos do Prodetur que abrangem infraestrutura (marina, terminal náutico, atracadouros), qualificação profissional e gestão de resíduos sólidos, dentre outros itens.
Agradecendo a presença dos representantes dos municípios, Fausto Franco enfatizou a importância do Prodetur para o desenvolvimento do turismo náutico. "Temos perspectiva de avanço expressivo neste segmento, com o desenvolvimento do empreendedorismo, geração de emprego e expansão da economia das cidades que integram a Baía de Todos-os-Santos", afirmou.
Coordenador do Prodetur, Márcio Franco mostrou que o primeiro lote de obras prevê reforma e requalificação em Botelho (Ilha de Maré), Itaparica (Ilha de Itaparica), o Solar do Unhão (Salvador) e o Museu do Recôncavo Wanderley Pinho (Candeias), além da Marina da Penha. Todas essas intervenções têm processo licitatório em andamento e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O diretor de Qualificação e Segmentos da Setur, Jorge Ávila, disse que além das ações de incentivo ao empreendedorismo individual, no âmbito do Prodetur, a Setur apoia a Produção Associada ao Turismo, considerada  expressiva nos municípios dessa zona turística e relevante para a economia das cidades.
Fonte: Ascom/Setur