Nesta terça-feira (30), o SAC Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), vai receber uma edição do Projeto Pequeno Cidadão. O projeto, que começou em outubro de 2018, tem o objetivo de facilitar o acesso de crianças até 10 anos de idade para emissão de carteira de identidade. Nesta terça (30), os estudantes de uma escola municipal serão atendidos de 8h às 17h. 
O atendimento é exclusivo e dedicado às crianças em um ambiente lúdico. Os documentos necessários para emissão do RG são: Certidão de Nascimento original, legível e sem rasuras, ou cópia autenticada. Para crianças até três anos de idade, é preciso levar foto 3×4, com fundo branco. Para os casos de segunda e demais vias será cobrada uma taxa de R$ 37,77.
Para a coordenadora dos postos SAC Salvador e RMS, Cecília Pereira, a ação é importante por ampliar o acesso de crianças a serviços básicos de cidadania. "Elas são o futuro da nação e devem iniciar o exercício da cidadania o mais breve possível. O projeto ajuda no processo da confecção do RG, documento que vai facilitar a vida dos pais e responsáveis no dia a dia", afirma. Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas no e-mail projetopequenocidadao@saeb.ba.gov.br.
A Rede SAC possui 71 unidades de atendimento, sendo 37 Postos (na capital, região metropolitana e interior) e 31 Pontos SAC. Além disso, operam três rotas do SAC Móvel, unidades itinerantes que percorrem localidades que não possuem SAC. Para informações sobre serviços prestados, horários de atendimento e endereços, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza os aplicativos SAC Mobile e SAC Digital, assim como os portais SAC e SAC Digital.
Fonte: Ascom/Saeb