Destacando a identificação de situações e fatores de risco na violência doméstica, a titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Periperi (Deam / Periperi), delegada Simone Moutinho Borges, participou neste sábado (6), do ‘Ciclo de Conversas – Violência contra Mulheres: esse problema também é seu’, no Shopping da Bahia, em Salvador. 

A delegada falou sobre as formas que mulheres podem identificar padrões, situações e comportamentos que possam resultar em violência doméstica.  “Todo empenho da polícia judiciária e todo amparo da legislação só têm eficácia, na sua totalidade, a partir do momento que a vítima se identifica e reconhece estar dentro de uma situação vulnerável ou exposta a própria violência, afirmou a delegada.

A Roda de Conversas promovida pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), com outras entidades governamentais e do segmento privado, trata de temas que transcorrem a questão da violência contra mulheres em seu sentido mais amplo, desde as agressões psicológicas até as físicas. Dessa forma, a delegada Simone Moitinho e outros convidados trouxeram suas experiências profissionais e de mulheres moradoras de Salvador. 

A Deam / Periperi já realizou este ano 2 mil registros de ocorrências, encaminhou 1,3 mil inquéritos à Justiça e teve 750 medidas protetivas deferidas pelo judiciário, além de palestras e atividades de aproximação com as comunidades das regiões de atuação da Deam / Periperi para a prevenção da violência doméstica. 

 

  Fonte: Ascom/ Polícia Civil