Entre as 528 instituições filantrópicas apoiadas pelo programa Sua Nota é um Show de Solidariedade, do Governo do Estado, 378 estão localizadas no interior. Elas estão distribuídas em 119 municípios baianos e vêm reforçando seus orçamentos na nova fase do programa, com apoio da campanha Nota Premiada Bahia, que já distribuiu desde o ano passado R$ 16,9 milhões em recursos para o conjunto das filantrópicas credenciadas na capital e no interior.

As entidades do interior também vêm se beneficiando de uma grande vantagem trazida pela Nota Premiada Bahia: na nova campanha são compartilhadas exclusivamente notas fiscais eletrônicas, o que permite aos participantes apoiarem instituições de qualquer lugar do Estado, não importa onde residam. Um morador da capital, por exemplo, pode apoiar uma instituição localizada em Vitória da Conquista, e vice-versa. É o caso do estudante universitário Gabriel Mesquita, de 27 anos, natural de Jacobina, que mora em Salvador há oito anos e decidiu apoiar uma instituição de sua cidade natal.

"Escolhi apoiar a Apae de Jacobina porque é uma instituição que minha família ajuda há muito tempo, e assim conheço de perto o trabalho desenvolvido por ela. A possibilidade de escolher instituições de outros municípios facilita muito, pois, assim como eu, muitos outros baianos do interior que moram na capital poderão apoiar filantrópicas de suas cidades", explica Gabriel. Ao se cadastrar na Nota Premiada, é possível escolher até duas entidades para ajudar: uma da área social e outra da área de saúde. Após o cadastro, a cada compra com a inclusão do CPF na nota, as filantrópicas escolhidas são automaticamente pontuadas no Sua Nota é um Show de Solidariedade.

Apoio importante

Uma das instituições cadastradas na área de saúde é a Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista – Hospital Vicente de Paulo. Localizada no bairro São Vicente, a instituição atende cerca de 36 mil pacientes por mês, dos quais 72% são oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital oferece atendimento em 26 especialidades, entre elas clínica médica, pediatria, cardiologia e oncologia.

De acordo com o provedor da instituição, Abmael Alves, os recursos do Sua Nota é Um Show de Solidariedade representam uma parcela importante das rendas que mantêm a Santa Casa de Conquista. “O apoio da população é muito importante para mantermos o bom funcionamento da instituição. Quando o cidadão se cadastra na Nota Premiada e insere o CPF na nota sempre que realiza uma compra está nos ajudando a dar continuidade aos serviços prestados pelo Hospital Vicente de Paulo. Os recursos da Nota Premiada têm ajudado a comprar equipamentos e a amenizar a situação financeira das filantrópicas. É uma iniciativa que merece ser divulgada e fortalecida”, afirma.

Notas valem o dobro

Em Campo Formoso, a União Hospitalar de São Francisco é outra filantrópica apoiada pelo Sua Nota é um Show. 87,8% dos atendimentos feitos pela instituição contemplam pacientes do SUS. Mensalmente, o hospital atende a mais de duas mil pessoas na emergência, realiza cerca de 375 internamentos, 95 partos e 15 internamentos na UTI neonatal. Na parte ambulatorial, a entidade faz cerca de 10 mil atendimentos por mês.

A diretora administrativa da União Hospitalar, Dora Nunes, ressalta que o reforço trazido pela nova campanha associada ao Sua Nota é fundamental para o funcionamento da instituição. “Através da Nota Premiada Bahia, temos conseguido fazer reformas, mudar nosso parque tecnológico e adquirir equipamentos de ponta para promover um atendimento de qualidade à população. O apoio dos cidadãos com o compartilhamento de suas notas por meio da Nota Premiada é vital para que a instituição continue de portas abertas”, pontua.

Ela enfatiza que a possibilidade dos cidadãos escolherem até duas instituições para apoiar, fazendo com que cada nota valha em dobro, foi uma das grandes novidades trazidas pela Nota Premiada Bahia. “Como aqui em Campo Formoso não há instituição da área social cadastrada na campanha, além de apoiar o hospital em que trabalho, escolhi ajudar o Lar Espírita de Senhor do Bonfim, que cuida de idosos. Desta forma, sempre que faço compras com a inclusão do CPF, minha nota pontua em dobro, apoiando tanto a União Hospitalar quanto o Lar Espírita”, afirma.

Recursos bem vindos

Na área social, o Lar dos Idosos São Francisco de Assis, de Teixeira de Freitas, acolhe 43 idosos. Segundo o presidente da instituição, Jurandir Oliveira, o programa é de suma importância. “Com os recursos advindos da Nota Premiada, vamos adquirir camas e cadeiras de roda para os idosos. Em uma obra social como a nossa, todos os recursos são muito bem vindos”, afirma.

A Apae Ipiaú atende cerca de 358 famílias, oferecendo encaminhamentos para hospitais como o Sarah, em Salvador, além de receber 50 alunos fixos, em dias alternados. Para o diretor da instituição, Domingo Santos, o apoio da população com o compartilhamento das notas eletrônicas é muito importante para o trabalho da Apae.

“Não temos nem palavras para expressar a importância de programas como a da Nota Premiada para as instituições filantrópicas, pois trabalhamos com muitas famílias carentes. Com os recursos do Sua Nota é um Show de Solidariedade, adquirimos móveis, utensílios e materiais de uso e consumo”, destaca o diretor da Apae Ipiaú, Domingo Santos.

Urna virtual

De acordo com o coordenador de Educação Fiscal da Sefaz, Luís Henrique Brandão, ao contrário do que acontecia com os cupons em papel, que exigiam das instituições inscritas no Sua Nota é um Show uma logística complexa e custos altos para implantação de urnas em um número restrito de estabelecimentos, com a Nota Premiada Bahia a doação, focada na NFC-e, passou a acontecer em todas as compras em que o CPF cadastrado for incluído na nota. Cada instituição passou a ter a sua própria urna digital, inteiramente online.

“As entidades podem ser apoiadas por pessoas de todo o Estado, sem restrições territoriais e financeiras, o que é especialmente benéfico para as instituições de pequeno porte. Ao mesmo tempo em que concorre aos prêmios, o cidadão ajuda o trabalho filantrópico desenvolvido pelas instituições. Uma grande vantagem da nova sistemática é que uma pessoa que mora em Salvador pode doar seus documentos eletrônicos para uma entidade localizada em qualquer município da Bahia”, explica Brandão.

Como consultar as instituições participantes

No site da Nota Premiada Bahia, na opção “Quem participa” => “Instituições” está disponível a lista completa de entidades cadastradas. A busca pelas instituições pode ser filtrada por etapa do programa Sua Nota é Um Show de Solidariedade (atualmente o programa está na 5ª etapa), por área (se social ou de saúde), por município ou buscando pelo nome da instituição. Outra forma de consultar as instituições cadastradas é acessando o site da Sefaz, na opção “Educação Fiscal” e clicando no banner “Sua Nota é um Show de Solidariedade”.

Fonte: Ascom/ Sefaz