Neste sábado (27), às 16h, na Comunidade Quilombola da Rocinha, localizada na zona rural de Livramento de Nossa Senhora, será inaugurada a Loja de Artesanato Nair de Castro Meira. O espaço é resultado do projeto ‘Artesanato Forte e Sustentável’, uma das 54 iniciativas contempladas pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio do Edital de Apoio aos Empreendimentos Solidários de Matriz Africana.
A inauguração do ponto comercial incluirá desfile, apresentação da dança do pendengó e debate sobre a chamada pública da Setre, voltada para a formação e o desenvolvimento de empreendimentos e redes de economia solidária no âmbito dos segmentos de matriz africana.
Com um aporte de mais de R$ 143 mil de recursos do Governo do Estado, o projeto ‘Artesanato Forte e Sustentável’ foi realizado pela Associação do Desenvolvimento Comunitário, Cultural, Educacional e Social do Quilombo de Rocinha e Regi. Cerca de 30 mulheres foram beneficiadas pela iniciativa, que teve como objetivo desenvolver o artesanato regional, confeccionado com matérias-primas como cipó, cabaça, palha de bananeira e tara de coqueiro, preservando a cultura local e o meio ambiente.
Fonte: Ascom/Setre