Com o objetivo de garantir a transversalidade das políticas públicas na Bahia, uma equipe técnica da Secretaria do Planejamento (Seplan) esteve reunida com representantes de 12 secretarias estaduais, nesta segunda-feira (3), para discutir o desenvolvimento rural do estado. A discussão ocorreu durante mesa programática do PPA 2020-2023, realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.
De acordo com o coordenador executivo de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), José Tosato, o momento é de consolidação do desenvolvimento rural sustentável da Bahia. “Nós tivemos uma experiência muito rica nos últimos quatro anos e agora temos muitos frutos a colher e também muitos desafios", disse.
Tosato destacou "o desafio de pensar, cada vez mais, na sustentabilidade sobre os mais diferentes aspectos. Temos uma linha mestra que está nos dando a direção, que é a integração das políticas públicas. Essa é a expressão chave. Estamos bastante ativos nas outras mesas programáticas e internamente na SDR, tentando integrar muito mais. Portanto, a gente espera que isso esteja muito bem traduzido neste PPA”.
Dentre os principais eixos da discussão voltada à promoção do desenvolvimento rural sustentável, destaque para a reorganização fundiária e a democratização dos espaços rurais e da produção sustentável, a valorização da agricultura de base familiar, garantia da assistência técnica e extensão rural abrangente e permanente e expansão dos serviços de defesa agropecuária.
Foto: Seplan
(Foto: Seplan)
Destaque ainda para a disseminação de tecnologias e inovações contextualizadas, infraestrutura logística integrada a mercados locais, regionais e globais, fomento à produção agroindustrial e agroecológica, bem como das cadeias produtivas do agronegócio e às políticas de crédito.
As mesas programáticas têm como objetivo discutir o alinhamento entre os instrumentos de planejamento e os planejamentos estratégicos organizacionais de cada secretaria, com a integração dos compromissos pactuados. A partir daí, a Seplan, juntamente com as demais secretarias, fará um desenho inicial das metas, dos compromissos e indicadores do PPA 2020/2023.
As próximas mesas vão discutir ‘Desenvolvimento Produtivo’ (10/6), ‘Meio Ambiente e Sustentabilidade’ (11/6), ‘Assistência Social e Garantia de Direitos’ (12/6), ‘Gestão Governamental’ (13/6), ‘Inclusão Socioprodutiva e Mundo do Trabalho’ (17/6) e ‘Educação’ (18/6).
Fonte: Ascom/Seplan