Investigadora de Polícia há 14 anos, a pedagoga Viviane Gomes, 44, além de atuar na Academia de Polícia Civil da Bahia (Acadepol), também dá plantões em delegacias. Para ampliar a conscientização sobre a importância da qualidade no atendimento, com ênfase na humanização, Viviane acredita que é preciso conhecer a situação do cidadão através de uma escuta atenta. "É importante atender com paciência e ouvir com empatia até para estar sempre bem situada com o seu papel no contexto", disse.

Ela foi uma das participantes do Treinamento Modelo SAC de Atendimento, que aconteceu na Acadepol, na avenida Barros Reis. O objetivo principal da capacitação, voltada a 18 profissionais da área de segurança pública, é conscientizar os beneficiados sobre a importância da qualidade no atendimento, com ênfase na humanização e padronização de informações e comportamentos, para melhor acolhimento dos cidadãos.

Durante o treinamento, ministrado pela colaboradora Simone Santiago, são abordados procedimentos fundamentais para a padronização do atendimento, além de uma consultoria de apresentação pessoal. O treinamento é desenvolvido pela Secretaria da Administração (Saeb), através da Diretoria de Gestão da Qualidade (DGQ) da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC).

Para a coordenadora de Disseminação da DGQ, Bruna Gomes, o curso traz reflexões sobre a necessidade de melhoria contínua no atendimento. "É importante enfatizarmos aos colaboradores que atuam na linha de frente, a importância e valorização do trabalho em equipe, aprimorando as habilidades interpessoais e competências técnicas adquiridas, para alcançar os resultados esperados, e, consequentemente, a satisfação do cidadão na qualidade dos serviços públicos", disse.

Fonte: Ascom/ Saeb