A preparação do evento de lançamento da etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), além de informações atualizadas da competição nacional e também da etapa estadual (Jogos Universitários da Bahia – Juba). Esses foram os principais assuntos tratados na segunda reunião do Comitê Organizador Local dos JUBs, realizada na quinta-feira (6), no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas. O lançamento está marcado para o dia 17 de junho, às 9h, no Hotel Stella Mares. 
O COL é o fórum responsável por preparar condições ideais de realização operacional do JUBs 2019, com provas sendo realizadas de 20 a 27 de outubro, em 14 equipamentos esportivos das cidades de Salvador e de Lauro de Freitas. A organização envolve toda a preparação da infraestrutura esportiva necessária para realização das competições, assim como credenciamento, traslado, hospedagem, tabela de competições, dentre muitas outras demandas exigidas por evento dessa natureza.
Participaram da reunião servidores da área técnica da Superintendência dos Desportos (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), professores de Educação Física da Universidade Federal da Bahia (Ufba), estudantes que integram as atléticas universitárias, representantes da Secretaria da Saúde do Estado, da Faculdade Social da Bahia (FSBA), do Centro Universitário Regional do Brasil (Unirb) e do Conselho Regional de Educação Física. 
Os JUBs são considerados a maior competição universitária da América Latina e um dos maiores e mais tradicionais eventos esportivos do Brasil. Uma etapa da competição volta a ocorrer no estado da Bahia após cinco décadas em que aqui foi realizada. A estimativa é que os jogos reúnam, durante seis dias de prova, cerca de 3 mil participantes de todos os 26 estados e do Distrito Federal.
Fonte: Ascom/Sudesb