A realização de ações voltadas para o desenvolvimento de sistemas produtivos estratégicos do estado da Bahia, por meio de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o sistema que integra a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Sistema Faeb/Senar), foi debatida, nesta quarta-feira (26), na capital baiana. 
A reunião abrangeu temas como o fortalecimento da agricultura familiar no estado, com iniciativas voltadas para cadeias produtivas como a da apicultura, bovinocultura de leite, cacau e chocolate, entre outras. A prestação de um serviço especializado de assistência técnica e extensão rural (Ater) no estado da Bahia também foi debatida.
O secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, destacou o empenho das equipes da SDR e do Sistema Faeb/Senar nas ações voltadas para o desenvolvimento produtivo de famílias que vivem da agricultura familiar e a importância do trabalho realizado em parceria. 
“Para que tenhamos melhores resultados no rural, o ideal é a execução de ações conjuntas. Trabalhando de forma integrada, nos diversos sistemas produtivos, e reunindo os atores envolvidos em cada uma dessas cadeias produtivas, o resultado será ainda mais efetivo”, afirmou Josias. 
De acordo com o presidente do Faeb/Senar, Humberto Miranda, o sistema está sempre disposto a apoiar iniciativas realizadas pelo Governo do Estado pelos municípios, em prol do produtor rural. “Nós aqui estaremos sempre de portas abertas para fazer essa parceria com o Governo do Estado, no trabalho para o produtor rural. Quem sai ganhando é o estado e o produtor rural”. 
Sistema Faeb/Senar
O Sistema FAEB/SENAR trabalha para fortalecer o setor agropecuário baiano, defendendo os interesses e direitos dos produtores rurais, além de capacitar e profissionalizar a mão de obra rural, disponibilizando serviços de assessorias especializadas e orientando os sindicatos e os produtores nas diversas áreas da agropecuária.
Fonte: Ascom/SDR