O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) promove, de 11 a 13 de junho, a partir das 14h30, o ciclo de palestras ‘Personagens da Guerra pela Independência do Brasil’. O objetivo do evento é traçar um perfil histórico de personagens que tiveram papel de relevância no processo de conquista da Independência do Brasil, notadamente ligados à guerra que, na Bahia, consolidou a separação de Portugal e culminou na epopeia do 2 de Julho de 1823.
Para esta primeira edição foram escolhidos seis personagens: Joana Angélica, João das Botas, Madeira de Mello, Ladislau Titara, General Labatut, Maria Quitéria. Os temas serão analisados por pesquisadores e estudiosos da história do 2 de Julho, que irão descrever a vida e atuação de dois personagens por tarde, seguido de debate. As inscrições são gratuitas podem ser feitas no site do IGHB.
Uma apresentação especial da Camerata Quarteto Novo, da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), será realizada no dia 12, às 14h30, antecedendo as palestras. Os músicos André Becker (flauta transversal), Ilza Cruz (fagote), Djalma Nascimento (violoncelo) e Margareta Cichilova(viola) apresentarão arranjos de ‘Carinhoso’ e ‘Yesterday’, além de ‘Einekleinenachtmusic’ (Serenata Noturna), famoso quarteto de Mozart. Dvorak, Devienne, Eilenberg e Brahms, entre outros, completam o repertório. 
O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h. 
Fonte: Ascom/IGHB