Os estudantes integrantes das bandas e fanfarras escolares da rede estadual de ensino já estão na expectativa para o Desfile Cívico do 2 de Julho, na próxima terça-feira. Mais de 1.200 estudantes que integram 23 bandas e fanfarras das escolas estaduais participarão do cortejo. Parte das agremiações sairá da Soledade e outra parte do Pelourinho. Pela manhã, a concentração será às 6h30 no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão, Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito, no Queimadinho, bairro da Liberdade. Já no período da tarde, a partir das 13h30, outras fanfarras sairão do viaduto da Sé em direção ao Campo Grande. Confira a programação completa das fanfarras no Portal da Educação.

Para alinhar os últimos preparativos, nesta sexta-feira (28), o Colégio Estadual Pinto de Carvalho, localizado no bairro de São Caetano, em Salvador, realizou um ensaio com fanfarras de quatro unidades escolares que, neste sábado (29), às 9h, desfilarão juntamente com mais sete escolas pelas ruas do bairro, durante o VII Intercolegial de Bandas e Fanfarras. O ensaio contou com a participação da Orquestra Neojibá, que possui uma parceria com a Secretaria da Educação do Estado. O repertório contou com uma musicalidade variada, incluindo o Hino ao 2 de Julho.

O maestro do Neojiba, Helder Passinho, falou da importância dessa parceria com as fanfarras escolares. “Para nós do Neojiba é sempre um grande prazer contribuir para o movimento das bandas e fanfarras escolares e parabenizo o trabalho feito no intercolegial com um suporte pedagógico e técnico”, destacou.

Para o estudante Pedro Luis Rosa, 16 anos, que faz parte do pelotão cívico da fanfarra do Colégio Estadual Carlos Alberto Cerqueira, a fanfarra mudou a sua vida. “Eu era muito tímido e foi através da fanfarra que eu superei isso e, também, passei a me sentir mais motivado com os estudos”, afirmou. A estudante Kailene dos Santos, 14, que toca o instrumento Bombo, na fanfarra do Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro, disse que desfilar pelas ruas da cidade é emocionante. “Nos desfiles temos a oportunidade de mostrar nossos talentos e perceber o reconhecimento das pessoas que nos assistem e isso é muito bom”, disse.

O desfile do VII Intercolegial de Bandas e Fanfarras acontecerá nos dois turnos com os seguintes colégios estaduais: João Caribé, Carlos Alberto Cerqueira, Desembargador Pedro Ribeiro, CEEP Navarro de Brito, Helena Mateus, Visconde de Mauá, Roberto Santos, Noêmia Rego e Aplicação Anísio Teixeira, Azevedo Fernandes e Diná Gonçalves.

Já os colégios estaduais participantes do desfile do 2 de Julho são: Antônio Carlos Magalhães, Desembargador Pedro Ribeiro, Dois de Julho, Nelson Mandela, Professor Carlos Barros, Rômulo Almeida, Elisabeth Chaves Veloso, Marileine da Silva, Roberto Santos, Centro Estadual de Educação Profissional Luiz Navarro de Brito, Alfredo Agostinho de Deus, Américo Simas, Aplicação Anísio Teixeira, Deputado Manoel Novaes, Duque de Caxias, Edilson Souto Freire, Helena Matheus, João Caribé, Monsenhor Manoel Barbosa, Raphael Serravalle, Reitor Miguel Calmon, Ruben Dario e Severino Vieira.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado