Representantes de povos indígenas da Bahia estiveram reunidos com o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, nesta quinta-feira (9), em Salvador, para discutir demandas no setor turístico. Questões como criação de uma casa de artesanato indígena, apoio a jogos e festivais, bem como a participação dos índios em eventos de promoção do destino Bahia em feiras internacionais de turismo integraram a pauta do encontro.
“Queremos implantar no setor de turismo iniciativas que valorizem o índio”, argumentou o cacique Juvenal Payayá, do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoíba). Ele liderou, ao lado do coordenador de Políticas para Povos Indígenas, Jerry Matalawê, a comitiva de representantes de oito das 23 tribos indígenas que integram o Mupoíba na visita à Secretaria do Turismo do Estado (Setur). 
De acordo com Fausto Franco, a busca de parcerias no setor privado e junto a outras secretarias do Governo do Estado é uma das alternativas para viabilizar os pedidos da comunidade indígena. 
Foto: Tatiana Azeviche/Setur
(Foto: Tatiana Azeviche/Setur)
O diálogo com o secretário fez parte de uma agenda de encontros que os índios, integrantes o 3º Acampamento dos Povos Indígenas da Bahia, vêm mantendo com representantes de órgãos governamentais. Também participou da reunião a técnica da Superintendência de Serviços Turísticos da Setur, Tâmara Azevedo.
Fonte: Ascom/Setur