Uma missão liderada pelo secretário do Planejamento do Estado, Walter Pinheiro, visitou o Centro de Emergências 112 de Madrid (Espanha), nesta terça-feira (21), com o objetivo de conhecer o sistema de gestão e de implantação da unidade. A equipe, formada também pelo superintendente de Atração de Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Paulo Guimarães, e o chefe de Gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Gesil Amarante, se reuniu ainda com dirigentes da Telefónica e da empresa Amara. 
Referência na Europa, o Serviço de Chamada de Emergência 112 da Comunidade de Madrid funciona para todos os tipos de emergência de saúde, segurança cidadã, proteção civil, combate a incêndios e salvamento, dentre outros. O serviço já foi reconhecido com diversos prêmios, a exemplo do Prêmio Vocento para Valores Humanos, em função do trabalho realizado após os ataques de 11 de março de 2004. 
“Fizemos reunião com os gestores do Centro e discutimos os contratos de gestão e de manutenção, como se deu o processo licitatório, a plataforma desenvolvida, a integração dos serviços, o tempo de contrato e o modelo de remuneração. Além disso, discutimos aspectos relacionados à operação do sistema e como a experiência de Madrid pode nos ser útil”, afirmou Pinheiro.
Na ocasião, foi discutida a elaboração e execução de um projeto conjunto entre o Governo da Bahia e a ASSEM – Governo da Comunidade de Madrid para capacitação, treinamento e transferência mútua de know-how, com a possibilidade do irmanamento entre os governos da Bahia e da Comunidade Autônoma de Madrid, que congrega 179 municípios, além da capital. 
Foto: Seplan
A equipe do Governo da Bahia conheceu o Serviço de Chamada de Emergência 112
(Foto: Seplan)
Com dirigentes da Telefónica, em Madrid, na segunda-feira (20), a missão conheceu detalhes do sistema desenvolvido pela empresa para operação e gestão de sistemas de monitoramento, controle e gestão de emergências, tendo em vista a provável participação da empresa em processo licitatório a ser realizado pelo Governo da Bahia.
Energia solar
Por fim, a missão se reuniu com a Amara, empresa do setor de energia solar fotovoltaica, quando discutiu aspectos ligados à vinda do grupo para a Bahia, em parceria com a Iberdrola. “Nesta reunião, o Governo da Bahia apresentou o mercado de solar de nosso estado, os incentivos para a implantação de sistemas fotovoltaicos em prédios públicos e para a produção local de equipamentos, bem como o nosso interesse em contratar serviços de energia elétrica de fonte solar fotovoltaica no modelo de geração distribuída”, destacou Paulo Guimarães. A Amara confirmou o interesse em vir para a Bahia e o CEO da empresa, Pablo Antu, estará em Salvador nesta quinta-feira (23) para reuniões com o Governo da Bahia. 
Em Madrid, a comitiva também utilizou o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para conhecer o sistema que conecta com metrô e ônibus. “Andamos numa linha nova, que ampliou a cobertura do sistema de transporte em Madrid e cercanias”, completou o secretário do Planejamento.  
Fonte: Ascom/Seplan