A atração para a Bahia das empresas alemãs Kriner, Kako e Siemens, com atuação no setor de energia solar, foi articulada durante missão do Governo do Estado, liderada pelo secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, durante a Intersolar Europa, nesta quarta-feira (15). Realizado em Munique (Alemanha), o evento é a maior exposição mundial do setor. 
O superintendente de Atração e Desenvolvimento de Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Paulo Guimarães, também participa da missão. As conversas com representantes das três empresas permitiram o avanço nas tratativas para a vinda das corporações para a Bahia, visando fortalecer o setor, em especial a geração de energia distribuída.
“As reuniões geraram muito interesse das empresas, das quais a Kriner produz estruturas metálicas para equipamentos solares e tem parceria com fabricantes de painéis solares. A Kaco produz inversores, e a Siemens atua como produtora de equipamentos elétricos e integradora de sistemas, sendo umas das maiores empresas do mundo no setor elétrico e tendo recentemente adquirido a Gamesa Solar e a Kaco. A Siemens está muito interessada na geração e venda de energia elétrica de fonte solar nos mercados livre e distribuído”, destacou Pinheiro.
De acordo com Pinheiro, outra agenda com a Siemens Energias Distribuídas no Brasil ficou programada para o início de junho. Com Kaco, as discussões avançaram na direção do setor de produção, buscando imediata ação com o Polo Industrial de Ilhéus. “A aquisição da Kaco pela Siemens ajuda nesse processo, tendo em vista a experiência desta em já utilizar desses programas em outros produtos nas suas unidades de São Paulo”, completou Pinheiro.
Foto: Seplan
(Foto: Seplan)
Segundo Paulo Guimarães, nas próximas semanas, o Governo da Bahia avançará nas conversas com essas empresas, “buscando definir modelos que possam atrair os setores público e privado a adquirir este tipo de energia na forma de serviço prestado por empresas privadas”.
Intersolar Europe
Principal exposição do mundo para a indústria solar e seus parceiros, a Intersolar Europe é realizada anualmente no centro de exposições Messe München, em Munique. A exposição e a conferência do evento concentram-se nas áreas de energia fotovoltaica, tecnologias solares térmicas, usinas solares, bem como infraestrutura de rede e soluções para a integração de energia renovável. 
Desde que foi fundada, há 27 anos, a Intersolar se tornou a mais importante plataforma industrial para fabricantes, fornecedores, distribuidores, provedores de serviços e parceiros da indústria solar.
Porto Seguro
Ainda em Munique, na terça-feira (14), Pinheiro e Paulo Guimarães se reuniram com o CEO da empresa Hirmer, Christian Hirmer, para discutir a implantação de um grande projeto na região de Porto Seguro. O projeto consistirá na instalação do novo aeroporto de Porto Seguro, de um grande projeto hoteleiro, de turismo e serviços na região, envolvendo a comunidade local no fornecimento de produtos.
Fonte: Ascom/Seplan