As ações prioritárias da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) foram discutidas nesta segunda-feira (6), durante reunião na Secretaria do Planejamento (Seplan), entre técnicos e gestores das duas pastas. Promover a regularização fundiária de imóveis rurais, a inovação e o acesso à tecnologia, fomentar os sistemas produtivos sustentáveis e ampliar a infraestrutura hídrica e de serviços rurais para a agricultura familiar foram algumas das ações debatidas no encontro.
A chefe de gabinete da Seplan, Isabella Paim, destacou a importância das ações prioritárias das secretarias e demais órgãos estarem relacionadas aos instrumentos de planejamento do Estado. “As políticas públicas de cada secretaria devem ter aderência com o Plano Plurianual, com o Plano de Governo Participativo, o PGP que foi apresentado pelo governador Rui Costa e com o Plano de Desenvolvimento Integrado, que é o planejamento de longo prazo, tendo como horizonte o ano de 2035. Então, estamos, inclusive, chamando a atenção dos técnicos de cada pasta para a importância da alimentação das metas no Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado da Bahia, o Fiplan, para que possamos realizar com mais qualidade a avaliação de desempenho das ações”, disse.
Foto: Seplan
(Foto: Seplan)
O chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, ressaltou que o desenvolvimento rural do estado é uma prioridade do Governo do Estado. “A agenda com a Seplan nos dá um ordenamento das nossas prioridades quanto ao olhar cirúrgico do orçamento. Os nossos compromissos com o meio rural baiano são enormes, mas a gente sabe que, nessa dificuldade orçamentária que passa o país, se torna uma necessidade eleger prioridades. Essa atividade aqui aponta nessa direção, para que a gente possa caminhar para os próximos quatro anos com muito trabalho”, afirmou.
Fonte: Ascom/Seplan