A Secretaria da Educação do Estado promoveu, nesta terça-feira (7), um encontro com representantes do Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEE-BA). A atividade, realizada na sede da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo (CAB), contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e de representantes da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME).

Na oportunidade, foram discutidas ações estratégicas como a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); o Currículo Referencial da Bahia; o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE); o regime de colaboração com os municípios e a formação docente. O secretário Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância da atuação do Fórum para o desenvolvimento da Educação no Estado. “O Fórum de Educação é um importante órgão colegiado e o que nós pudermos fazer para fortalecê-lo ainda mais, nós iremos fazer, mantendo a autonomia e a qualidade do que já fazem em prol da educação”, frisou.

A vice-coordenadora do Fórum, Alessandra Assis, falou sobre a importância do diálogo com a Secretaria. “O Fórum é um dos mecanismos mais democráticos que a gente tem explorado para promover a participação popular nas decisões de governo e nessa reunião de hoje, além de falarmos em relação aos objetivos, composição do Fórum e as ações que ele vem desenvolvendo, também tratamos de demandas que são fundamentais para o funcionamento do Fórum, a exemplo da estrutura e do próprio funcionamento e foi muito importante a acolhida que nós recebemos”, destacou.

Sobre o FEE-BA

O Fórum Estadual de Educação da Bahia tem entre as suas atribuições, o papel de realizar o monitoramento contínuo e avaliações periódicas do Plano Estadual de Educação e é composto por representantes de órgãos públicos e privados, entidades da sociedade civil, movimentos sociais, Instituições de Ensino Superior e Educação Básica, Associações Sindicais e organizações científicas.