Com o tema ‘Orientando o sucesso da gestão dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE)’, gestores dos 27 NTE da rede estadual na Bahia estão participando do IV Encontro de Dirigentes, no Instituto de Educação Gastão Guimarães, em Feira de Santana, no centro norte da Bahia. A atividade começou nesta quinta (23) e segue até sexta-feira (24). 
O objetivo do encontro é alinhar os processos de gestão da Secretaria da Educação do Estado e dos NTE, envolvendo temas voltados para o pedagógico, infraestrutura, planejamento estratégico, articulação e organização das escolas estaduais, além de desencadear um processo formativo dos dirigentes. 
Durante a abertura, o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância do processo formativo. "Nosso maior objetivo é fortalecer os Núcleos Territoriais de Educação. Por isso, os dirigentes devem estar alinhados com todo o processo de gestão da secretaria para atuar junto às escolas da sua região. Isso também contribui para a articulação com os municípios, criando um regime de colaboração eficaz. As escolas são um espaço de conhecimento e a nossa função é promover a aprendizagem. Então, queremos dirigentes preparados e articulados para desenvolverem ainda mais a educação no seu território", afirmou.
Entre os temas do primeiro dia foram debatidos o Sistema de Avaliação Baiana de Educação, que visa dar suporte às escolas, por meio de uma plataforma on-line e provas diagnósticas para avaliarem o desempenho dos estudantes durante o ano letivo, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também foram abordados o planejamento e a gestão organizacional da secretaria. 
Na sexta-feira (23), os dirigentes participam de oficinas e grupos de trabalho sobre recursos humanos, infraestrutura e censo escolar. Também será promovida a primeira etapa de Formação de Dirigentes de NTE, pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), que faz parte da estrutura organizacional da secretaria. 
Anfitrião do encontro, o diretor Ivanberg Lima, do NTE 19, de Feira de Santana, ressaltou ser fundamental o suporte da Secretaria da Educação para a gestão dos núcleos. "Este encontro é essencial para podermos ouvir e trocar experiências. É o momento de termos uma aproximação com o órgão central e conseguirmos um suporte maior para fortalecer a nossa relação com os municípios, porque acreditamos na educação de todos os baianos e juntos podemos desenvolver um trabalho que ajude na qualificação da educação pública".
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado