As escolas sempre foram espaços de interação e aprendizado, e é através delas que alguns estudantes despertam algumas habilidades. Procurando estimular a escrita, a Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult), por intermédio da Diretoria do Livro e da Leitura (DLL), lançou o Concurso de Poesia e Redação para Escritores Escolares, que já está na quinta edição.

O concurso visa sensibilizar e mobilizar jovens a escreverem e revelar talentos. Gabriel da Silva Bastos (19), vencedor da última edição sob o tema Violência doméstica e abandono ao idoso, conta que na época estudava no 3º ano do Ensino Médio no Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Feira de Santana, e foi incentivado pela professora de Língua Portuguesa a participar do concurso. Hoje, está na Universidade.

Segundo Gabriel é muito importante que as pessoas participem do concurso, pois qualquer um pode ser um escritor. “O concurso estimula a gostar de literatura, e desejo que muitos se inscrevam e se animem, pois é uma ótima oportunidade para os estudantes dizerem o que pensam”, incentiva.

Este pensamento também é compartilhado pela estudante Lara Ferraz (15), vencedora da categoria redação do ensino Fundamental II. Lara escreveu sobre a valorização dos trens enquanto estudava no 8º ano, no Colégio Nossa Senhora da Soledade.

Para a estudante, estimulada pelo professor de Redação a participar, o concurso é um bom incentivo para os alunos escreverem. “É importante dizer às pessoas o que a gente pensa. Além disso, estimula a imaginação e contribui para explicar o pensamento com mais clareza”, conclui.

O diretor da FPC, Zulu Araújo, diz que os pais também podem estimular os filhos não apenas a ler, mas a escrever levando-os “às bibliotecas, comprando livros, estimulando a leitura e fazer disto um hábito saudável, e não uma obrigação”.

Inscrições

Para participar não há limite de idade, basta estar matriculado nas redes públicas ou particulares de ensino. Para ter acesso ao regulamento, os interessados podem acessar o site da FPC (www.fpc.ba.gov.br), como também se inscrever no portal. Quem quiser pode ainda se inscrever presencialmente nas Bibliotecas Públicas do Estado ou via postal, no endereço: Edifício Brasilgás, Avenida Sete de Setembro, 282, Dois de Julho, Salvador-BA, CEP: 40060-000. Os vencedores receberão, em conformidade com a sua classificação, prêmios tais como: tablete; kits contendo livros; pôster ilustrado em tamanho A2 do texto selecionado; leitor de e-book; entre outros.

A Diretoria do Livro e da Leitura (DLL) da FPC tem por finalidade incentivar a leitura, a formação de mediadores de leitura e fomentar e divulgar a produção de livros. Esta política é desenvolvida mediante apoio a instituições e através de editais específicos; a organização de concursos literários; e a realização de campanhas que visem incentivar a leitura, sobretudo de crianças e adolescentes. A DLL participa de festas literárias pelo Estado da Bahia com o objetivo de democratizar o acesso a leitura contemplando sua diversidade de expressões manifestadas em todos os territórios de identidade.

Serviço:

O que: Inscrições para o V Concurso de Poesia e Redação para Escritores Escolas
Quando: Até o dia 19 de junho
Onde: Site da Fundação Pedro Calmon (www.fpc.ba.gov.br), presencialmente nas Bibliotecas Públicas do Estado ou via postal no endereço: Edifício Brasilgás, Avenida Sete de Setembro, 282, Dois de Julho, Salvador-BA, CEP: 40060-000.

Fonte: Ascom/ FPC