O aumento na procura por produtos de qualidade e com preços justos, comercializados diretamente por quem produz, levou empreendedores solidários da região nordeste da Bahia a inaugurarem, nesta quarta-feira (8), a nova sede do Espaço Monte Sabores, em Monte Santo.
Com o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) do município, a loja vai beneficiar 72 empreendimentos, de 12 cidades da região, que passarão a expor e vender seus produtos em um local maior, com mais comodidade para atender a clientela.
Artesanato, queijo de cabra, iogurte e derivados do licuri são alguns dos itens encontrados no espaço, que integra uma rede de comercialização com pontos de venda também em Itiúba e Nordestina. “A partir da consultoria e assistência técnica prestada pelo Centro Público de Economia Solidária, a demanda aumentou e a antiga sede ficou pequena. Na nova loja, serão oferecidos produtos mais qualificados e com maior variedade”, explicou o coordenador do Cesol Monte Santo, Luís Costa.
O titular da Setre, Davidson Magalhães, participou da inauguração e reforçou o compromisso do poder público estadual com o fortalecimento da economia solidária na região. “O Governo da Bahia vai celebrar um novo convênio para dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Cesol Monte Santo. O investimento será de R$ 1,6 milhão, beneficiando 128 empreendimentos, com mais de 640 famílias atendidas. É uma iniciativa importante, que contribui para reduzir os índices de desemprego no estado e gera trabalho e renda para a população”, ressaltou o secretário.
Foto: Setre
(Foto: Setre)
Ampliação da renda
Em conjunto com 19 mulheres da zona rural de Monte Santo, Clarina Andrade atua no segmento de alimentos e acredita que a nova loja deve contribuir para ampliar os rendimentos. “É um espaço fundamental para a gente, que tira o sustento da venda de beiju de tapioca, polpas de fruta, doces, compotas e geleias. O Cesol foi uma coisa muita importante na vida de nossas mulheres porque não tínhamos conhecimento sobre economia solidária e hoje desenvolvemos o plantio, o beneficiamento e a venda dos produtos”, afirmou a empreendedora.
A nova sede do Espaço Monte Sabores está localizada na Praça Professor Salgado, no centro de Monte Santo.
Fonte: Ascom/Setre