As obras de requalificação urbana nas ruas do centro da capital baiana, que integram o projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’, do Governo do Estado, estarão suspensas, durante o Carnaval deste ano. A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e responsável pela elaboração e execução do projeto, está finalizando os preparativos para que o folião possa transitar com segurança pelas ruas que integram os circuitos e por aquelas vias que estão localizadas em seu entorno e que servem de acesso à festa.
Na Rua Chile, que faz parte do Circuito Batatinha, a Conder irá fechar as valas subterrâneas já realizadas (espaço entre os passeios e o pavimento, por onde passarão a fiação da rede elétrica e de telecomunicação). E trechos das calçadas que ainda não foram finalizados, a exemplo dos pontos de travessias, também serão fechados com lâmina de concreto.
Nas ruas dos bairros do Politeama, Barris, Comércio e Centro, que estão no entorno dos circuitos Batatinha e Osmar (do Campo Grande à Avenida Carlos Gomes) os preparativos são os mesmos. Os serviços serão retomados logo após o Carnaval.
Pelas Ruas
As obras acontecem, simultaneamente, em diferentes bairros da região do Centro Antigo de Salvador, que foram interligados por cinco lotes. Um investimento de R$124 milhões para requalificação urbana de mais de 300 ruas. As intervenções já foram concluídas em 209 vias do território. No momento, estão sendo executados os serviços em 20 ruas. O projeto ainda contemplará mais 86 ruas da região, cujo as obras ainda vão iniciar.
 Os serviços, geralmente, começam com a requalificação dos passeios com melhorias na acessibilidade para em sequência serem iniciadas as intervenções na pista, com a recuperação da via. A instituição coloca à disposição o número 3116-6760 para que a comunidade possa tirar dúvidas sobre o projeto, das 8h30 ao meio-dia e de 13h30 às 18h, além de um endereço eletrônico (e-mail) socialpacpav@conder.ba.gov.br.
Fonte: Ascom/Conder