A fim de conscientizar a população sobre a gravidade do trabalho infantil e da exploração sexual de crianças e adolescentes em grandes eventos como o carnaval – período em que esses crimes estão mais propensos a ocorrer -, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), realiza, este ano, uma ação inédita: o ‘Bloco Fique de Olho’, que levará materiais informativos sobre o tema, marchinhas de carnaval tocadas pelo Neojiba e diversas atrações de conscientização aos bairros populares de Salvador antes do início da folia.

A primeira mobilização acontecerá no Bairro da Paz, na próxima terça-feira (19), a partir das 7h30, com concentração marcada para a entrada do bairro, e seguirá até a Base Comunitária local. A previsão é de que a iniciativa aconteça em mais quatro bairros da capital (Itapuã, Liberdade, Nordeste de Amaralina e Pelourinho) até o final do mês.

“O Bloco Fique de Olho é uma extensão da Campanha Fique de Olho, que foi ressignificada no ano passado. É uma forma de alcançarmos as pessoas que moram em bairros periféricos, que, muitas vezes, não conseguem identificar situações de trabalho infantil e exploração sexual no carnaval, para que elas se sensibilizem e entendam a importância de denunciar esses casos”, explicou o secretário da SJDHDS, Cezar Lisboa, citando o Disque 100, canal nacional de denúncias de quaisquer violações de direitos humanos.

O bloco faz parte das ações da campanha da SJDHDS, ‘O Trabalho Infantil e a Exploração Sexual não aparecem como esta propaganda’, lançada em maio do ano passado, cujo objetivo é contribuir para o combate das violações contra crianças e adolescentes, em especial nas festas populares da Bahia.

Confira a programação completa do Bloco Fique de Olho:

BAIRRO DA PAZ
Quando: Terça-feira, 19 de fevereiro, das 7h30 às 9h30
Onde: Entrada do Bairro da Paz até a Base Comunitária local

ITAPUÃ
Quando: Quarta-feira, 20 de fevereiro, a partir das 15h
Onde: Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Itapuã até a sede do Malê Debalê, no Abaeté

LIBERDADE
Quando: Quinta-feira, 21 de fevereiro, a partir das 14h30
Onde: Plano Inclinado até o Colégio Estadual Duque de Caxias

NORDESTE DE AMARALINA
Quando: Sexta-feira, 22 de fevereiro, das 9h às 10h30
Onde: Diplomata até o fim de linha

PELOURINHO
Quando: Terça-feira, 26 de fevereiro, a partir das 14h
Onde: Elevador Lacerda até o Largo Quincas Berro d’Água


Fonte: Ascom/ SJDHDS