A TAP começa a operar, nesta sexta-feira (25), o novo Airbus A330neo na rota Lisboa-Salvador. É o primeiro voo comercial dessa aeronave em capital do Nordeste, o que coloca Salvador como terceira cidade do mundo a dispor do novíssimo modelo de avião. O voo TP-029 decola do Aeroporto de Lisboa às 16h30 (horário local) e tem previsão de aterrissar no Aeroporto de Salvador às 22h05, com a duração estimada de 8 horas e 35 minutos. 
Com a utilização do Airbus A330neo, a TAP alia segurança, conforto e entretenimento. "Para a companhia, este é um dia histórico. Passamos a operar em Salvador com avião mais eficiente e confortável. A aeronave possui tecnologia para permitir que todos os passageiros estejam sempre conectados. De forma pioneira, passageiros poderão efetuar envio mensagens de texto gratuitas [Wi-Fi], em voo transatlântico”, afirmou o diretor-geral da TAP no Brasil, Mário Carvalho.
Para o secretário do Turismo da Bahia, José Alves, a escolha de Salvador para utilização do novo equipamento é indicativo da relevância da capital baiana no cenário nacional. "O empenho demonstrado pela companhia ao operar com o novo Airbus soma-se ao esforço do governo estadual para ampliar a conectividade aérea, um dos pilares para expansão da atividade turística. Nossa parceria com a TAP é muito bem-sucedida e tende a evoluir ainda mais", disse. 
Com o objetivo de incrementar o turismo, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) incentiva companhias aéreas a implantar o programa stopover na capital baiana, uma parada voluntária superior a 24 horas, antes do embarque para o destino final. "O objetivo é expandir a atividade turística e temos parceiros como a Vinci Airports também empenhados. O número de usuários do aeroporto cresceu 7,5% no último trimestre (comparado com igual período do ano anterior). A meta é ampliar ainda mais", acrescentou José Alves. 
Configuração 
O Airbus A330-900neo tem 298 assentos dispostos numa configuração de cabina com três classes: 34 assentos em executiva, 96 em classe econômica plus e 168 em classe econômica. A nova cabina oferece mais espaço entre as poltronas, compartimentos de bagagem maiores e um inovador sistema de iluminação em LED que, ao longo da viagem, cria ambientações que contribuem para a redução dos efeitos do jet lag (desconforto causado pelo fuso horário).
Fonte: Ascom/Setur