Principal porta de entrada para o turismo na Bahia, Salvador atrai milhares de visitantes brasileiros e estrangeiros que chegam em busca de sol e praia, cultura, história e culinária. Essa movimentação está no foco de estudos que a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) iniciou com o objetivo de elaborar o perfil do turista. Além de mensurar dados importantes como o fluxo de viajantes e o impacto econômico, a pesquisa produzirá informações relevantes ao planejamento estratégico do setor.
Técnicos da Setur começaram a atuar, nesta quarta-feira (dia 23), no Aeroporto Internacional de Salvador e na Estação Rodoviária para coleta de entrevistas. “Os resultados vão nortear ações importantes, como a promoção da Bahia nos mercados nacional e internacional, diversificação do receptivo, qualificação profissional e infraestrutura turística”, explicou o subsecretário estadual do Turismo, Benedito Braga. 
Entre os aspectos observados estão origem do turista, motivo da viagem, tempo de permanência em Salvador, gasto, meio de hospedagem utilizado, intenção de retorno a Salvador e visitas a outros destinos turísticos baianos.
De acordo com a Setur, a capital é responsável por cerca de 30% do fluxo turístico do estado, estimado em aproximadamente 6 milhões de visitantes nesta temporada. Tamanha movimentação justifica a realização de outras pesquisas mais específicas, como a que será feita no Carnaval e o estudo já iniciado junto aos passageiros da temporada de cruzeiros marítimos.
Fonte: Ascom/Setur