A Ouvidoria Geral do Estado da Bahia (OGE), vinculada à Secretaria de Comunicação Social (Secom), registrou um aumento de 10% no número de participações do cidadão, por meio de manifestações recebidas via Ouvidoria, sobre os serviços públicos prestados pelo Governo do Estado. No total, foram 57.309 registros durante o ano.
O resultado representa o alcance da meta do Indicador de Acesso que, associado a mais dois índices, avalia o Sistema de Qualidade (SGQ) da OGE, implantado em 2017, de acordo à norma ABNT ISO 9001. É fruto ainda de projetos que promovem a participação social, como o Ouvidoria Ativa, criado em 2016, que orienta a sociedade como e para quê acessar a Ouvidoria. 
A avaliação comparou o número de participações de 2018 em relação a 2017, que registrou 51.788 manifestações. Já em relação a 2016 (40.533) o crescimento é de 41%.  
A análise desconsidera manifestações respondidas de forma imediata ao cidadão, ou seja, que não são encaminhadas às ouvidorias especializadas. Somados esses registros, a OGE recebeu 292 mil manifestações em 2018. 
Além do indicador de acesso, a Ouvidoria Geral também alcançou as metas dos índices de satisfação do cidadão (60%) e do número de manifestações encaminhadas em conformidade (99%). O objetivo é acompanhar o SGQ do órgão, que foi certificado em 2017 e recertificado em 2018 pelo Instituto Baiano De Metrologia e Qualidade (Ibametro) de acordo à norma ABNT ISO 9001.
Fonte: Ascom/OGE