Quarenta e cinco alunos soldados do 2° Grupamento de Bombeiros Militar (2°GBM), em Feira de Santana, no centro norte da Bahia, realizaram um simulado de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e de Sistema de Comando de Incidentes (SCI). Durante o evento, na segunda-feira (17), eles fizeram um cenário em que um motorista embriagado, com a esposa gestante no banco do carona, perde o controle do carro e atropela diversos manifestantes, causando um acidente com múltiplas vítimas.
"Toda a atividade, incluindo o tema, foi escolhido por eles. Fizeram toda a maquiagem das ‘vítimas’, prepararam o cenário e conseguiram até simular vômito. Todo o resgate e triagem das vitimas foi feito pelos alunos de forma bastante assertiva. O nível foi muito alto. Eles se superaram e nos surpreenderam", explicou a coordenadora da atividade, a sargento BM Valquíria Soares.
Durante o simulado, os alunos soldados representaram funcionários da secretaria de transporte daquele município, além do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e Policia Militar (PM). O objetivo foi tornar a cena o mais real possível. "Trabalhamos com precisão, tensão e rapidez, por isso fazer uma ação tão realista é fundamental para que eles consigam vivenciar um pouco o que acontece no nosso cotidiano de trabalho", concluiu a sargento BM Valquíria.
Fonte: Ascom/CBMBA