A Polícia Civil da Bahia homenageou autoridades e membros das forças de segurança com a Medalha Cruz da Ordem, em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (10), no Hotel Deville, em Salvador. Instituída em 23 de março de 2018, pelo decreto nº 18.283, a honraria é concedida a pessoas que contribuíram para o fortalecimento da instituição na Bahia. Ao todo, 124 pessoas foram condecoradas.
Um dos homenageados da noite, o vice-governador João Leão ressaltou a importância da Policia Civil. “Este é um dos órgãos mais importantes de nosso estado. É uma força maravilhosa que, em conjunto com a Polícia Militar, garante a segurança dos baianos. Recebo com um orgulho imenso essa comenda porque entendo que o fortalecimento desta instituição é um dos alicerces de nosso desenvolvimento", afirmou. 
Para o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, "é uma felicidade enorme ser um dos homenageados dessa noite e estar entre o seleto grupo de pessoas que contribuíram com esta que é uma de nossas instituições mais valorosas e importantes. Estamos celebrando não apenas esses homenageados, mas os resultados expressivos que conquistamos nesse ano, como a redução de quase 10% no número de homicídios em todo o estado. Resultados que mostram o esforço da Polícia Civil em conjunto com as nossas outras forças de segurança".
Além de servidores da Polícia Civil, autoridades das Forças Armadas, do Judiciário, Ministério Público Estadual, Assembleia Legislativa da Bahia, lideranças municipais e representantes da sociedade receberam a medalha. De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Brito, a Cruz da Ordem contempla aqueles que contribuíram para o engrandecimento institucional da instituição, como também é uma homenagem à família dos policiais e os falecidos que deram a sua contribuição.
"É uma oportunidade de exaltar e prestar a nossa reverência aos servidores que prestaram serviço à nossa população com muito esforço e dedicação ao longo dos anos e que não estão mais com a gente em presença. Além disso, estamos fazendo nossa homenagem a servidores do quadro administrativo, que nos ajudam a realizar atividades tão importantes em nosso objetivo de fazer defesa social", disse Bernardino.
Repórter: Tácio Santos