Dez cadeiras de rodas adaptadas para basquete foram entregues pela Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), à equipe formada pela Associação da Pessoa com Deficiência de Paulo Afonso (Apdepa).

A cerimônia de entrega ocorreu na tarde de terça-feira (18), na quadra esportiva do Centro de Cultura e Esportes Unificados Euclides Ribeiro, em Paulo Afonso. Para o diretor da Sudesb, Elias Dourado, as cadeiras de roda confirmam o compromisso do Governo do Estado com o esporte adaptado. “Em anos anteriores, já fizemos doações de cadeiras para paratletas de Salvador e também de Itabuna. Agora estamos atendendo ao basquete de Paulo Afonso”, disse .

O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Compede), Lúcio Flávio, afirmou que “a conquista das cadeiras de roda de basquete foi uma vitória de várias mãos. O Conselho fez seu papel de articulação com a Sudesb e a Prefeitura e encontrou na Apdepa a parceria ideal para levar à frente este projeto do basquete”.

Já o presidente da Apdepa, Luciano Oliveira, reiterou a importância da entrega das cadeiras aos membros da associação. “Sei da importância do esporte na qualidade de vida de uma pessoa com deficiência. Desde que cheguei a Paulo Afonso, juntamente com o Compede, lutamos por esse dia. Agradecemos à Sudesb por nos doar as cadeiras de roda de tamanha qualidade e tecnologia”, destacou.

Outras doações

Em 2016, a Sudesb já havia entregue dez cadeiras adaptadas para o basquete de Itabuna, produzidas sob medida para a necessidade de cada jogador. Em 2012, outras 20 cadeiras de roda oficiais foram doadas para a Associação de Atletas Baianos de Necessidades Especiais (Aabane) e, em 2013, a superintendência doou outras cinco cadeiras de roda triciclo para a Federação Bahiana de Atletismo, ambas entidades com sede em Salvador.

Fonte: Ascom/Sudesb