O Museu de Arte da Bahia apresenta nesta sexta (28), às 18h, a soprano baiana Eneida Lima, que homenageará o compositor erudito italiano Gioacchino Rossini, celebrando a obra do Grande Mestre de Pesaro no 150° ano de sua morte.

Faz parte do repertório a música de câmara, com as oito canções para voz solista do ciclo "Soirées Musicales", dentre as quais a famosa tarantella, além de árias de ópera, forma musical pela qual o compositor é mais conhecido, com números de "O Barbeiro de Sevilha", "Semiramide" e "Guilherme Tell", dentre outras. Rossini foi uma figura de destaque e proeminência no Belcanto Italiano, dando forma ao estilo e influenciando compositores belcantistas posteriores também importantes como Bellini, Donizetti e Verdi". Entrada gratuita.

Eneida Iniciou seus estudos de piano aos 8 anos e aos 10 anos ingressou no Instituto de Música da Ucsal (Universidade Católica do Salvador). Graduou-se em piano pela UFBa (Universidade Federal da Bahia) em 2012, sob orientação do Prof. Dr. Eduardo Garcia. Iniciou seus estudos em canto em 2007, e em 2009 continuou seus estudos sob a orientação da soprano Cyrene Paparotti.

Fonte: Ascom/ Museu de Arte da Bahia