Os pacientes do setor pediátrico do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, tiveram uma tarde especial nesta sexta-feira (14). Cerca de 50 crianças das alas de enfermaria, emergência e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aproveitaram um momento de descontração com lanche, apresentação musical e distribuição de presentes com a presença do Papai Noel. 
O objetivo da iniciativa é dar um novo significado ao processo de hospitalização das crianças, levando alegria e mudando a rotina também dos adultos que acompanham os internados durante o processo de tratamento. 
Ao lado do neto, a aposentada Veranice Coutinho ficou emocionada com a ação. “Eu estou vibrando até agora, pois não estava esperando. Para a gente, que está vivendo essa rotina difícil de hospital, ainda mais acompanhando uma criança, algo assim é uma felicidade. Foi tão bonito ver a reação deles, a mudança no olhar, o sorriso e a alegria. Essa ação é muito importante. Parece algo simples, mas muda completamente os ânimos de todos, até os médicos e enfermeiros", afirmou. 
Para o diretor-geral do HGRS, José Admirço, a iniciativa também tem fins terapêuticos. “Esse clima diferente é uma quebra no dia a dia difícil que eles têm. A gente percebe logo depois desses eventos, que realizamos todos os anos, seja no Dia das Crianças ou na época do Natal, que os pacientes se sentem melhor e têm uma recuperação mais acelerada”.
Voluntários
A iniciativa teve o apoio do grupo independente Anjos de Jaleco, formado por estudantes de diversas áreas da saúde. “É uma alegria muito grande poder fazer parte de uma ação como essa. A gente consegue ver a felicidade que tomou conta desse espaço. É uma alegria genuína e muito bonita. Foi muito emocionante e gratificante”, disse a fundadora do grupo, Liliane Moreira. Com mais de 600 leitos, o HGRS é o maior hospital público das regiões Norte e Nordeste. 
Repórter: Tácio Santos