Será assinada nesta quinta-feira (13), às 15h, na sede do Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), a ordem de serviço para o início das obras da reforma no Solar da Quinta do Tanque. Estarão presentes na assinatura a secretária estadual de Cultura, Arany Santana; o diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo; a diretora do APEB, Teresa Matos; e representantes da empresa vencedora da licitação, Marsou Engenharia Eirelli.

Está no plano de execução da reforma da sede do APEB a construção de anexo para refeitório, depósitos e sanitários; a reforma nas instalações elétrica e hidrossanitária; a instalação de Circuito Fechado de TV; pintura geral; recuperação de todas as janelas e portas e reforma de esquadrias; iluminação externa; comunicação visual; restauração dos elementos arquitetônicos; restauração de bens artísticos móveis e integrados; recuperação de toda a estrutura e cobertura; e instalações mecânicas (monta carga e elevador PNE).

A Marsou Engenharia é uma empresa que atua desde 1996 na área de construção civil e com expertise em restauração do patrimônio histórico foi a vencedora da licitação e vai receber cerca de R$ 2,3 milhões pelo serviço.

Fundado em 16 de janeiro de 1890, o Arquivo Público do Estado da Bahia é a mais importante entidade arquivística do estado brasileiro da Bahia. Está localizado no Solar da Quinta do Tanque, prédio integrante do patrimônio histórico e arquitetônico da capital baiana e originalmente local de pouso dos jesuítas, erguido ainda no século XVI e pertencente a esta ordem até sua expulsão do Brasil, em 1759.