A Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef) realizou a capacitação de colaboradores do Ambulatório José Sarney, das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), no bairro de Roma, em Salvador, para o atendimento a pessoas com deficiência. Profissionais de saúde e do setor administrativo participaram da iniciativa, na última terça (6) e nesta sexta-feira (9). 
O coordenador de gestão e monitoramento da Sudef, Adson Ribeiro, destacou a importância de um atendimento inclusivo para as pessoas com deficiência. “O nosso objetivo é sensibilizar sobre a importância de um atendimento especializado diante das diversas necessidades específicas que as pessoas com deficiência possuem. Estamos  atualizando o conhecimento que esses profissionais já possuem, além de garantir uma qualificação”, explicou Adson.
Os colaboradores acompanharam um seminário que descreve o dia a dia das pessoas com deficiência visual, física, intelectual e auditiva. Eles também participaram de uma simulação com uso de vendas e bengalas e passeio nas instalações do ambulatório. 
A enfermeira-chefe, Rosana Santana, contou que embora sejam profissionais de saúde, é comum a falta de habilidade diante de algumas situações vivenciadas com o público específico. “Nós tivemos a oportunidade de ter uma visão mais ampla sobre as necessidades dos pacientes. As explicações nos mostraram de forma prática o que fazer em cada situação, e isso só contribuirá para um atendimento cada vez melhor”, disse. 
Comunicação eficiente
A assistente social e coordenadora da Central de Interpretação de Libras da Bahia (Cilba), Naiara Costa, e a intérprete de Libras Laís Alves também estiveram na capacitação, oferecendo uma oficina sobre conversação básica em Libras que facilitará o acolhimento das pessoas com deficiência na unidade médica. 
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Bahia, 25,39% da população possui algum tipo de deficiência. A Sudef é vinculada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). 
Fonte: Ascom/SJDHDS