Os jovens atletas de judô e luta olímpica da Bahia fizeram bonito na terceira e última etapa dos Jogos Escolares da Juventude, que encerrou no último domingo (25), na cidade de Natal (RN), para estudantes atletas de 12 a 17 anos. Nesta fase, sete medalhas foram asseguradas pelos atletas baianos: uma de ouro, uma de prata e três de bronze (judô); duas de bronze (luta olímpica). Soma-se a esses números, as 10 medalhas anteriormente conquistadas por atletas da ginástica rítmica (2 de ouro e 4 de prata) e quatro na natação (2 de prata e 2 de bronze).

As competições foram iniciadas no dia 12 de novembro e divididas em três grupos. Na primeira parte disputaram atletas nas modalidades natação, ginástica rítmica, tênis de mesa, xadrez e vôlei de praia. O segundo grupo, de atletismo e badminton, que viajaram no dia 16, não conseguiu medalhar.

A etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Todas as três delegações baianas, que juntas somam mais de 130 pessoas, viajaram com passagens cedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Além de garantir o deslocamento, a Sudesb também ofereceu uniformes aos atletas, técnicos e dirigentes.

A Bahia esteve representada na etapa nacional por atletas de escolas públicas e privadas da capital e dos municípios de Juazeiro, Itacaré, Jaguarari, Vitória da Conquista, Campo Formoso, Manoel Vitorino, Jequié, Coité, Xique-Xique, além dos metropolitanos Simões Filho, Mata de São João, Madre de Deus, Lauro de Freitas e Camaçari.

Atletas da Bahia que conquistaram medalhas por modalidade no JEJ/2018:

Ginástica Rítmica

Alana Barbosa – 02 medalhas de ouro (individual geral/arco e bola – e por equipes + 02 prata (individual aparelhos arco e maças);

Amanda Reis – 01 prata na prova por equipes;

Júlia Gois – 01 prata na prova por equipes;

Natação

Ana Raquel – 01 prata (prova 50 metros livre) + 01 bronze (prova 100 metros peito);

Enzo Brandão – 01 prata (prova 200 medley);

Yan Sotero – 01 bronze (prova 50 metros livre)

Judô

Ana Karolina – 01 ouro

Ana Damasceno – 01 prata

Adrian Silva – 01 bronze

Yuri Dórea – 01 bronze

Geferson Júnior – 01 bronze

Luta olímpica

Enzo Espínola – 01 bronze

Ana Luísa – 01 bronze


Fonte: Ascom/Sudesb