O pó compacto elaborado a partir da folha da goiabeira e o sabonete repelente do óleo da borra de café são algumas das inovações criadas por estudantes que fazem cursos técnicos de nível médio na rede estadual de ensino, que serão apresentadas durante a Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro 2018), a partir deste sábado (24) até o dia 2 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador. Estas e outras novidades fazem parte do Balcão Tecnológico, parceria entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que visa mostrar produtos, tecnologias sociais e experimentos de grande alcance social desenvolvidos pelos estudantes.

Outro destaque é a instalação de uma mini fábrica-escola do Chocolate, onde os estudantes da Fábrica-Escola do Chocolate do Centro Territorial de Educação Profissional do Baixo Sul, no município de Gandu, irão demonstrar como produzem chocolates e expor algumas produções. Instaladas nos Centros de Educação Profissional e Tecnológica do Estado, as Fábricas-Escolas servem como laboratório para que os estudantes que fazem os cursos técnicos de nível médio tenham aulas práticas e possam desenvolver projetos, pesquisas e intervenções sociais, aperfeiçoando a formação profissional. As fábricas ficam abertas à comunidade local (produtores, cooperativas e agricultores familiares, por exemplo) para a capacitação e certificação de trabalhadores e para a incubação, pré-incubação e aceleração de empreendimentos. Além das Fábricas-Escolas do Chocolate em Gandu, Ilhéus e Arataca, o Estado também já inaugurou as Fábrica-Escola da Construção Civil, em Salvador e a do Couro, em Ipirá.

Outra ação da rede estadual de ensino na Fenagro será a Cozinha Show, espaço que irá promover a Estudantes da Educação Profissional e Tecnológica o acesso a conhecimento aplicados sobre culinária e cultura com o apoio de importantes chefs do cenário da gastronomia. Cinquenta alunos irão elaborar pratos para a degustação do público. No dia 28, a temática será Comunidade e Ribeirinhos, com a Chef Marina Sabino. No dia 30, o tema será Marisqueiros e Pescadores, com o Chef Fabricio Lemos. As ações ocorrerão das 13h30 às 18h.

No âmbito da IX Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes), que ocorre durante a Fenagro, será realizada a palestra “Educação Profissional e Desenvolvimento Rural na Bahia”, com o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio Netto Mello, no dia 27 de novembro, às 14h. A Secretaria da Educação do Estado também integra a programação do II Simpósio de Pesquisas e Experiências em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, no dia 30 de novembro.


Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado