Uma parceria entre as secretarias de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) e de Educação está levando palestras sobre gênero e sexualidade às escolas estaduais de toda a Bahia. A ação ‘Quem Ama Abraça’ aborda a questão da violência contra meninas e mulheres entre estudantes de forma lúdica e participativa. Alunos do Colégio Estadual Tereza Conceição Menezes, no bairro do Curuzu, em Salvador, receberam a ação nesta quinta-feira (23).
 
Segundo a técnica da Coordenação de Currículo e Desenvolvimento Humano da Secretaria de Educação, Celeste Alves, a ação percorre todo o estado no intuito de sensibilizar a juventude sobre o assunto e que são comuns os casos de violência doméstica entre as estudantes. “Crianças, mães e mulheres, de todos os extratos sociais são violentadas todos os dias e nós acreditamos muito que a escola tem um papel fundamental e é o espaço mais democrático para tratar esse tema”, declarou.
 
Ao mesmo tempo, em outra sala, os professores participaram de outra atividade com o objetivo de torná-los agentes da luta contra a violência de gênero. “A gente sabe que o professor ainda representa um papel muito importante como formador de opinião, como educador, até em um momento em que a gente vive certo esgarçamento dos laços familiares e sociais. Então a escola ainda representa um espaço onde é possível trabalhar em torno dessas questões de mudanças de concepção e mentalidade”, afirma a psicóloga da SPM, Amélia Almeida, que ministrou a palestra para os professores.