O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) promoveu, no final de semana, ações educativas da campanha de conscientização do ‘Maio Amarelo’, movimento pela redução no número de mortos e sequelados nas vias. Em Salvador, alunos do Colégio Estadual Pedro Calmon, no bairro de Armação, usaram a criatividade para abordar o assunto. Eles participaram do concurso de paródias do projeto ‘Trânsito Cidadão’, com temas relacionados ao dia a dia no tráfego.

Maio Amarelo Detran
Alunos do Colégio Estadual Pedro Calmon fizeram paródias do projeto ‘Trânsito Cidadão’
(Foto: Ascom/Detran-BA)

O estudante Vítor Silva, 14 anos, integrou a equipe que venceu a competição pela apresentação do tema ‘Ações transformadoras’. “É muito legal falar sobre algo que nós já vivenciamos como passageiros e pedestres e, em breve, estaremos enfrentando como condutores. Quando criamos a letra da paródia, queríamos passar para as pessoas que o amor pela vida pode ser transformador, que elas precisam refleir sobre suas condutas nas ruas e estradas”.

Para a diretora do colégio, Solange Santana, “a música é uma ferramenta importante para estimular a participação dos estudantes, que saem da atividade lúdica como agentes multiplicadores de boas práticas no trânsito". Na capital, o Detran também realizou blitzes educativas em bares do bairro do Imbuí e no Estádio Barradão, com a simulação do teste do bafômetro e orientações sobre as punições da Lei Seca. A ação ocorreu ainda nos municípios de Camaçari e Lauro de Freitas, na região metropolitana (RMS), e em Ilhéus, no sul do estado.

Fonte: Ascom/Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA)