O serviço de psicologia do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, promoverá, no dia 7 de junho, mais uma edição do Cine Bobs. Desta vez, o debate será sobre as construções acerca do conceito de felicidade, com o documentário ‘Happy’, de Roko Belic, às 15h, no auditório do edifício anexo ao hospital.

De acordo com a coordenadora do serviço de psicologia do HGRS, Alice Leal, a ideia é que se faça um recorte especial para situações de adoecimento e perdas. “Ser feliz tornou-se imperativo na contemporaneidade. Curiosamente, o objetivo de ‘ser feliz’, repetido como uma espécie de mantra por grande parte das pessoas, não tem impedido o aumento dos índices de depressão em termos globais, segundo dados da própria OMS [Organização Mundial de Saúde]”, avalia.

A psicóloga adianta que, por levar em consideração o cenário atual, o evento irá provocar reflexão sobre a relação entre felicidade e questões como satisfação de necessidades e realização de desejos. “Queremos pensar como a felicidade se expressa no plano das subjetividades e dos coletivos, levando em conta os processos de saúde-doença”.

Voltado para profissionais e estudantes de saúde, o evento terá como debatedores o diretor-geral do HGRS, o anestesiologista José Admirço Lima Filho, e o psicanalista Aurélio Souza, fundador do Espaço Moebius. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone 3117-7768.

Fonte: Ascom/SSP