Mulheres de 50 a 69 anos de idade, residentes em Morpará e Oliveira dos Brejinhos, na Região de Saúde de Ibotirama, terão a oportunidade de realizar mamografia, este mês, durante a ação do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Em Morpará, a unidade móvel estará estacionada na Unidade de Saúde Vilma Coimbra, na Avenida Rui Barbosa, no período de 7 a 12. Já em Oliveira dos Brejinhos, o atendimento, no mesmo período, será na Praça João Nery Santana.

A meta da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) é atender a 1.474 mulheres na faixa de preconizada pelo Ministério da Saúde, residentes nos dois municípios. De acordo com a diretora de Projetos Estratégicos (Dipro) e coordenadora do Saúde sem Fronteiras, Jucélia Nascimento, a mamografia é o exame que detecta precocemente o câncer de mama e, para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço.

O atendimento é feito em unidades móveis, totalmente equipadas para dar todo o conforto necessário para as mulheres. O programa, uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, tem como diferencial o acompanhamento com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, buscando a integralidade do atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia.

Fonte: Ascom/Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)