A equipe de coleta externa da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) se prepara para mais uma semana de atendimentos nas unidades móveis (Hemóveis). Na capital baiana, os ônibus estacionam no Salvador Shopping e Shopping da Bahia, nesta terça (29) e quarta-feira (30), das 8h às 17h.

Em Feira de Santana, no centro norte da Bahia, o atendimento será no estacionamento do Núcleo Regional de Saúde (Antiga Dires), desta segunda (28) a sexta (1°), com parada apenas na quinta-feira (31), em função do feriado de Corpus Christi.

A instalação dos Hemóveis em locais de grande circulação e de fácil acesso é uma estratégia relevante para a captação de doadores de sangue, sobretudo neste momento de greves e manifestações. A Hemoba pede o comparecimento dos voluntários à doação de sangue nas unidades de coleta para continuar mantendo de forma adequada os procedimentos transfusionais.

Os interessados em doar sangue precisam ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Além disso, o voluntário deve estar em boas condições de saúde e pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado e tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.

Fonte: Ascom/Fundação Hemoba