O primeiro Grupo de Corrida e Caminhada Planserv, voltado para prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida, será lançado na próxima terça-feira (22). Os beneficiários do plano interessados em participar de uma das duas turmas que serão formadas inicialmente devem preencher um formulário e passar por uma avaliação prévia. Quem estiver com a saúde em dia, ou seja, apto(a) para a prática das atividades, será imediatamente inscrito e terá orientação e acompanhamento individualizado.

O ponto de encontro dos participantes inscritos será a Praça dos Eucaliptos (Alameda das Algarobas, Pituba). Neste local, as turmas irão se encontrar às terças e quintas em dois horários. A primeira às 17h30 e a segunda às 18h30. Para se inscrever, o(a) interessado(a) deve preencher o formulário disponível no link. Em seguida, ele receberá por telefone ou e-mail o contato da equipe responsável pelo grupo, para agendamento da avaliação inicial, a qual inclui aferição de pressão arterial e de frequência cardíaca, teste de Cooper, avaliação antropométrica e de composição corporal, entre outras.

Benefícios

Atendidas as condições para início da atividade, os participantes poderão desfrutar de todos os benefícios proporcionados por um grupo de apoio. Podem participar beneficiários do Planserv a partir de 18 anos, pois com a devida orientação, os exercícios são adaptados e individualizados para cada pessoa.

Segundo a Coordenadora de Gestão de Projetos de Saúde (CGPS) do Planserv, Maria Beatriz Fauaze, caminhar ou correr trazem muitos benefícios. “Pela saúde, pela superação, pelo prazer e pelo bem estar que essas atividades físicas proporcionam, vale a pena participar. Por isso, estamos ‘convocando’ o maior número possível de beneficiários para se juntarem ao Grupo de Corrida e Caminhada Planserv”, convida.

Mais razões para participar

Comprovadamente, caminhar e correr melhoram a circulação sanguínea; reduzem a pressão arterial; ajudam o sistema respiratório; combatem a osteoporose; afastam a depressão; ajudam a emagrecer e reduzem o risco de inúmeras doenças, tais como diabetes, derrames e infartos.

Isso sem falar que quando o corpo está em movimento, todos os sentidos ficam mais apurados e o corpo se torna mais preparado para reduzir as falhas da memória e de atenção. Isso sem falar na intensa sensação de bem estar proporcionada por esse tipo de exercício. “A lista de vantagens de um grupo de caminhada e corrida é praticamente inesgotável. Não faltam bons motivos para participar”, reforça Maria Beatriz.

Vale destacar que a população assistida pelo Grupo de Corrida e Caminhada Planserv terá seu perfil epidemiológico traçado periodicamente. “Todas as ações do grupo serão monitoradas, a fim de garantirmos a fidedignidade dos dados, para transformá-los em informação de saúde que embasarão novas ações futuras”, conclui a Coordenadora da CGPS.

Fonte: Ascom/Planserv