Os servidores estaduais baianos residentes na região de Vitória da Conquista, já aposentados ou que estejam em vias de se aposentar, podem se inscrever até o dia 14 de maio no Programa de Preparação do Servidor para a Aposentadoria, o Prepare-se. Promovido pelas superintendências de Previdência (Suprev) e de Recursos Humanos (SRH) da Secretaria da Administração (Saeb), o evento será realizado na cidade de Vitória da Conquista, de 15 a 17 de maio, no Teatro Glauber Rocha. O prédio fica no campus da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb).

A participação no Prepare-se é facultativa. Para garantir participação nesta edição, é essencial realizar a inscrição em link disponível no Portal do Servidor. O evento é aberto a servidores estaduais dos três poderes, desde que já tenham se aposentado ou cumprido os critérios para aposentadoria. A programação inclui palestras e apresentações que têm como objetivo preparar os servidores para um novo momento na vida.

Para esta vigésima terceira edição, foram convidados servidores de Vitória da Conquista e outros da região, como Itambé, Encruzilhada, Itapetinga, Brumado, Anagé, Aracatu, Caraíbas, Manoel Vitorino, Poções, Planalto, Tremendal, Itapetinga, Iguaí, Itororó, Ibicuí, Tanhaçu, Ituaçu, Itarantim, Itagibá, Ibicaraí e Jequié. Mais informações pelo e-mail prepare.se@saeb.ba.gov.br.

Programação – Durante o Prepare-se serão debatidos temas diversos, como planejamento e qualidade de vida, sexualidade na melhor idade e empreendedorismo. Dirigentes da Suprev irão tratar das regras para concessão de pensão e aposentadoria, tirando dúvidas dos presentes. No último dia de evento, serão realizados o Balcão Previdenciário e a Feira de Serviços, além de exposições e oficinas de dança de salão, krav magá e artesanato, entre outras atividades.

“Neste novo modelo do Prepare-se, cuja primeira edição será realizada em Vitória da Conquista, as organizações participantes foram empoderadas, participando ativamente na definição da programação e da organização, o que irá possibilitar à Suprev realizar mais edições durante o ano”, ressaltou o superintendente de Previdência, Eduardo Matta.

Com respaldo do Estatuto do Idoso, o Programa de Preparação do Servidor para a Aposentadoria integra as políticas de valorização do servidor e tem o objetivo de orientar os servidores durante a fase de transição para aposentadoria, alertando para novas perspectivas, oportunidades e possibilidades que são abertas durante o novo ciclo de suas vidas, minimizando o impacto os reflexos decorrentes da transição da vida funcional. Ao todo, foram realizadas 22 edições, com a participação de mais de quatro mil servidores da capital e interior.

Fonte: Ascom/ Saeb