O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) fiscalizou um total de 166 cronotacógrafos, em rodovias no entorno do município de Itacaré, no sul da Bahia, de segunda (14) a quinta-feira (17). Desses, 25 instrumentos foram reprovados. A ação teve o apoio fundamental da Polícia Rodoviária Estadual. 
O cronotácografo é instrumento de medição obrigatório para veículos de carga (com peso bruto acima de 4.536 quilos e com mais de 10 lugares), tais como caminhões e ônibus. Ele registra a velocidade, o tempo e a distância percorrida pelo veículo durante o deslocamento, sendo fundamental para averiguar o comportamento do motorista em casos de acidentes.
“Na ocasião, também fiscalizamos os certificados de veículos-tanque, visando coibir a circulação de cargas perigosas por veículos irregulares. Esse tipo de transporte requer alto rigor na fiscalização, pois quando há acidentes são de grande proporção e letalidade”, destaca o gestor da Agência Regional de Itabuna, Galileu Oliveira. Participou ainda da operação especial o metrologista Crispim Maurício.
Fonte: Ascom/Ibametro